sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fins e (re)começos

De repente a passagem do ano está mesmo à porta e percebi que não tenho nenhuma imagem bonita para colocar aqui no blog. No entanto, quero desejar a todos os que por aqui vão passando uma boa noite, umas saídas barulhentas e uma entradas impecáveis.
Daqui a um ano volto.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Mais um ano

Mais um ano...
Mais 365 dias...
Ou serão 364?
Serão mesmo 364.
Parece que são muitos
Mas a verdade é que em breve
Muito em breve
Estaremos novamente na quadra natalicia
Com tudo o que isso envolve:
Corridas às lojas e afins
Em busca daquela prenda
Ou daquela lembrança...
Uma coisa é certa
Pelo menos para mim
Creio que vou comprar menos uma prenda
Das que comprei este ano
Porque não estou para levar
Com más criações
De quem não foi habituado
A ser humilde.

E que tal gradecer?

Isto do natal tem muito que se lhe diga.
Em principio, as prendas recebem-se ao gosto de quem as quer dar, uma vez que isso significa que a pessoa gosta de nós o suficiente para tal gesto.
E em principio, as prendas aceitam-se com um sorriso e um beijo de agradecimento, certo?
Pelos vistos, errado.
Tal como me aconteceu, mesmo assim, na minha cara, a recusa em aceitarem a minha prenda.
O porquê?
Outro dia eu explico, como foto da prenda em questão e de um resumo dos acontecimentos.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Já se foi

O dia está a chegar ao fim e não correu nada mal.
Passámos o dia juntos, sem fazer nada de especial mas no fundo, isso foi o que tornou o dia especial. Termos a pequena cria a instar-nos a todos a jogar, a pedir a atenção deste e daquele, que de vez em quando se começava a dispersar... Impecável.
De manhã fui à escola para a reunião de avaliação. Óptimos elogios. Não só para ele como para a turma em si. A professora até disse que já há algum tempo não tinha uma turma com tamanha capacidade para aprender. Incentivam e permitem ser incentivados. E isso é muito bom.
Disse no entanto que o nível de mimos à minha cria está a travar a sua autonomia, e não podemos deixar isso acontecer. Disse-lhe que da próxima vez traria a minha cara metade para a ouvir, mas isso não alterou a sensação de orgulho que senti quando ouvi a professora a gabá-lo. E não era essa a sua intenção, de resto.
Bom, por hoje já está.
Se não nos falarmos antes, FELIZ NATAL!!!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vem aí

Vem aí um dia especial.
Muito especial mesmo, em que juntei o meu destino e o da minha cria de forma definitiva à minha cara metade. Foi tão bom!!!
A cerimónia foi pelo civil, só nós, a cria, a minha mãe (que os sogros estavam longe e não puderam vir) e o "padrinho", que servia de operador de câmara.
Uma coincidência: o senhor que nos casou - perdoem-me os entendidos, mas esqueci-me do nome técnico da sua profissão - foi o que casou os pais do padrinho e, mais tarde, o próprio padrinho. No seu casamento, o nosso padrinho convidou a minha cara metade para ser o seu padrinho de casamento.
Outra coincidência: ele só "trabalhou" até nos sentarmos à mesa para almoçar. Essa é, até hoje, uma das histórias a não esquecer desse dia.
Outra foi quando a avó tentou que o neto fosse o menino das alianças. Isso aconteceu... por dois segundos. Para uma pequena cria de onze meses, era muito mais giro atirar o cestinho ao chão para ver o que acontecia.
Ah!, aquele dia... que saudades.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Compras e compras

Este ano resolvemos que o Natal vai ser dos pequenitos - e de um ou outro grande que não tenha pequenitos - mas ainda assim ando às voltas com isto das compras.
Pequenos mimos, apenas um agrado para lhes recordar que pensamos nelas.
Espero que gostem, porque mesmo hoje, não é o próprio facto de receber prendas que me faz sentir feliz, é tão simplesmente perceber como gostam de mim para o fazerem.
E para mim é importante que elas sintam isso.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A minha cria e as outras crias

A minha cria, que já está à beira de fazer sete anos - humanos - anda há uns tempos a fazer olhinhos ao macho alfa da familia para ver se ganha um amiguinho de estimação. E hoje, ao vê-lo a espreitar sites de ofertas e vendas, julgou que lhe tinha saído a sorte grande. Azar, que o macho alfa não parece ter mudado de opinião.
Sabemos que era uma coisa boa mas se não temos condições para isso, não vale a pena iniciarmos esse projecto... Mas era bom termos um daqueles cãezitos pequenitos, que não crescem demasiado, para lhe fazer companhia.

Todavia, amiguinhos de peluche não lhe faltam - benditos aniversários e natais - e como agora tem os avós cá por casa, faz a distribuição dos seus amiguinhos para lhes velarem o sono!

Já o estou a ouvir chamar... a ele e a mais oito peluches que estão com ele. E não, não estou a exagerar. Um dia pode ser que publique a foto.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O beneficio da cunha

Em estilo de adenda ao meu último post, venho por este meio desbaratar sobre a cunha. E não, não falo sobre a cunha para manter uma porta semi-aberta ou aquela que é colocada no sapato para ficarmos um pouco mais altos sem que os demais se apercebam, nem outra do género.
Estou a falar daquela cunha que se usa quando se pretende obter beneficios que de outro modo se demoraria mais tempo a obter ou, quem sabe, nunca se obteriam.
Não estou a falar de uma simples cunha para avançar numa fila, para obter uma informação ou para qualquer coisa dessas assim que a modos mais inocente.
Não julguem que o queijinho de ouro que está no céu tem o meu nome escrito, que não o tem, mas não posso com estas hipócrisias.
Falo-vos das cunhas que se usam para se obterem favores para, no fim, se progredir na carreira.
Anda uma pessoa a trabalhar horas e horas a fio, a maioria sem ter qualquer tipo de remuneração, a trabalhar fins de semanas e feriados, obrigando-se a estar longe da familia, para poder progredir na carreira, e quando há as promoções é-se colocado ostensivamente de lado! E ainda se é motivo de chacota porque se tentou lutar pelos seus direitos, apesar de à porta fechada estes serem dados como efectivos.
Quando os próprios sindicatos são unha e carne com os empregadores, quando contornam as regras e as hierarquias e o senso comum para que os seus favorecidos sejam, tal como diz o nome, favorecidos, sinto revolta.
Quando os trabalhadores são premiados não pela qualidade do seu trabalho, mas pelos almoços e jantares que pagam aos seus superiores, pelo vinho, azeite e afins que trazem da santa terrinha (conheço gente que se dá ao luxo de fazer a despesa para depois dizer que é da sua própria "herdade") e que lhes facultam, sinto revolta.
Quando os trabalhadores são premiados não pelas melhorias que apresentam para o serviço, mas pela sua presença nas festas e reuniões onde dão e recebem palmadinhas amigáveis, como se esquecessem das vezes em que lhes "talharam fatos" ou das vezes em que fizeram o mesmo, sinto revolta.
Quando me sorriem e depois falam descaradamente de mim pelas costas, sinto revolta.
Quando dizem concordar com as minhas opiniões e depois vão participar nos tais convivios, almoços e festas, como se fôssemos todos uma grande e feliz familia, sinto revolta.
Quando vejo no quanto a Humanidade evoluiu, mas no quanto retrocedeu também, sinto revolta.
Eu sei que é época de paz e amor, etc e tal, mas é mesmo nesta altura que sinto cada vez mais revolta, cada vez mais desilusão com tudo o que me rodeia.
Eu não preciso de palmadinhas nas costas, sorrisos falsos ou prendas em épocas socialmente marcantes, preciso apenas que sejam sinceros comigo... e convosco próprios!


PS - já depois de escrever este meu desabafo, fiquei a saber que uma certa pessoa tinha desistido da sua queixa, apesar de ter razão, para ver se ainda conseguia progredir na carreira. E antes que pensem mal dessa pessoa, fiquem desde já a saber que, com filhos menores a seu cargo, todo o dinheirinho conta...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sindicatos

Em contra-relógio, porque tenho de ir trabalhar, quero apenas deixar escrito a minha desilusão contra certos sindicatos que não trabalham para toda uma classe. Creio que, quando se forma um sindicato, é realmente a pensar em toda uma classe.
Mas não, criam-se logo padrinhos e afilhados e já não se quer saber dos outros.
A minha revolta vai contra um certo sindicato em especial, que até há bem pouco tempo era o único representativo desta classe de que falo mas sobre a qual não posso ser mais explicita - por agora - porque este tempo em que "governou" deixou-os doidos.
Apareceu um novo sindicato, que foi logo atacado pelo primeiro, coisa bem parva de se ver, já que ambos defendem a mesma classe. A diferença é que o primeiro tem já contactos feitos com os grandes representantes desta classe, e os espaços de manobra é só para inglês ver.
Quase que acredito que nem vale a pena reclamar de certas injustiças porque, chegando à mesma situação, quem reclamou vai ser penalizado e vai continuar na mesma, enquanto que outros, com menos caracteristicas, digamos assim, necessárias para avançar na carreira, o vão fazer.
Afinal, onde está a justiça?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Em branco

Quero apenas dizer que estou por aqui.
Já fui espreitar os outros blogs, e fiquei satisfeita por o da Fatinha - para lá das lentes - ter reaparecido. Estou à espera dessas actualizações, amiga!
É só isso.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Crias

Hoje a minha pequena cria teve a companhia, por algumas horas, de outra pequena cria, filha de um casal amigo. O mais engraçado é a interacção entre eles.
Sendo de sexos opostos, adoro quando ele diz que não quer namorar e logo ela vai atrás dele, muito coquete, a dizer: "dá-me um beijo, marido. Vais casar comigo!"
Não sei do futuro, mas a verdade é que as raparigas adoram este rapaz. Desde pequeno!
Espero que não seja um quebra-corações, mas adoro a maneira como defende o seu ponto de vista. O seu futuro já está decidido: vai ter uma mão cheia de profissões, dar papa aos papás quando não tiverem dentes porque afinal... vai viver para sempre com eles!
A pequena, essa, é uma despachada. Sabe o que quer, e quere-o na hora. Choraminga quando não lhe fazem a vontade, chama pela mãe mas, se lhe é explicada a razão, aceita e segue em frente.
Adoro estes dois pimpolhos.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Excerto

Hoje a cara metade está em casa, mas teve um convite para ir beber um chá e aproveitei para me apropriar do pc. Mas hoje, neste blogue, a mensagem é rápida e curta.

Adoro ler. Sou apaixonada pela leitura, e este livro foi dos que me tocou o coração, a alma, tudo em mim. Aconselho esta leitura a todos. Para vos deixar um gostinho na boca, deixo aqui este excerto:

"E percebi que os sorrisos servem para uma data de coisas, como por exemplo, para tapar buracos que aparecem quando o mar  das palavras se transforma em deserto".

PS: o nome do livro? "A lua de Joana"

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Insónias

Isto de só se ter um computador em casa, uma cria pequena e uma cara metade que só vai "cinco minutos à net para ver os mails" na hora de deitar da cria e depois demora uma eternidade, não me permite vir todos os dias ao blog.
O que lamento.
Mas hoje, que a cara metade está no turno da noite e a cria já dorme, depois de umas horitas de sono acordei e não consegui voltar a adormecer. Acontece-me sempre o mesmo quando a minha cara metade está nestes turnos.
De qualquer modo, estes meus desabafos são apenas isso, desabafos, porque sei bem que este blog não tem nem metade do carisma que têm os outros blogs que sigo ou mesmo os outros onde vou "cuscar" as novidades dos blogistas.
Todavia, quero apenas dizer que estes últimos dias foram bem preenchidos. A cria está a usar o calendário de chocolate para controlar os dias que faltam para o Natal.
Na sexta fomos ver a peça "Um violino no telhado". Adorei, sobretudo a prestação do grande José Raposo, das crianças e dos bailarinos. E de todos os outros, claro. Os bilhetes ganhei-os da Rádio Clube de Sintra (91,2 FM). Por volta das oito e vinte, oito e trinta da manhã, têm a rubrica "como se escreve". Eu adoro e já ganhei alguns prémios. Adiante. Só tive de pagar o bilhete da cria, mas nem esta nem a cara metade apreciaram a história. Mas eu gostei. Foi uma boa saída.
No sábado fomos a casa de uma amiguinha da minha cria levar-lhe os cromos que juntámos para ela e dar doius dedos de conversa. Ele levou também o dvd do filme do "... dragão", que adora e recebeu como pré-prenda de Natal.
No domingo fomos ao Circo. Bilhetes oferecidos pelo serviço. Vá lá, que façam alguma por quem trabalha. O espectáculo foi no Coliseu e, apesar de ser um pouco diferente do Circo a que estamos habituados (tirando a anaconda e os crocodilos do inicio, só apareceram os cães amestrados mais para o final), vimos o "sonho das bolinhas de sabão", as irmãs no número das bicicletas, os palhaços, a menina com os hula-ups, enfim...Foi mesmo giro. Espero que possam lá ir.
Segunda e terça são dias de escola/trabalho e amanhã (ou melhor, hoje) é feriado e por isso dia santo na loja.
E pronto, por agora está tudo. Espero desta vez não ficar muitos dias sem aqui voltar. Até breve.