terça-feira, 2 de novembro de 2010

Orçamentos

Pois é, já devem ter reparado que houve uma lacuna de tempo deste o meu último post e este, apesar de o assunto ser o mesmo: a preparação do Orçamento. No entanto, aqui estou, a postos para deixar o meu ponto de vista. Então começemos: antes de mais, a orientação do dito Orçamento, em vez de ser entregue a pseudo engenheiros e classes similares, formados ao fim de semana, deveria ser entregue a um grupo de donas de casa. Sim, leram bem. Donas  de casa. São de certeza pessoas com tal agudeza de espirito e jogo de cintura (ou deverei dizer de carteira?), que de certeza saberão como repartir os valores monetários entre a alimentação, a saúde e a educação, para mim os pilares mais importantes da nossa sociedade. Depois, se supostamente sobrar algum dinheirito, poderemos pensar na parte da cultura, nos transportes, telecomunicações e outros que tais.
Sem me querer alongar, deixo já aqui que nenhum politico, nem ninguém que ocupe cargos em empresas que contem com dinheiro público, deveria auferir de vencimentos superiores ao do Senhor Presidente da República. partindo do principio que ele é a figura que representa Portugal...
Qualquer uma destas pessoas só poderia auferir de uma única reforma, a receber quando efectivamente se aposentar. E cortar-se as mordomias. Carro, motorista, telemóvel, despesas de representação e outras vulgaridades que tais... bani-las a todas.
Sou eu, e muitos como eu, quem melhor representa Portugal, pois temos o ordenado cada vez mais reduzido, os descontos cada vez a aumentarem, os impostos, as despesas da casa (renda, luz, àgua, televisão, etc) a seguirem pelo mesmo caminho.
Utilizem os transportes públicos, e remetam os vossos motoristas aos lugares de origem, que bastante falta lá devem fazer, ou conduzam vós mesmos. Admito que que vos paguem o passe social para frequentarem todos esses meios de transporte, os subsidios de refeição equiparado ao do funcionário em geral, que de certeza não dá para comermos num restaurante de quatro ou cinco estrelas - muitas vezes nem num de duas estrelas!
Esta é a primeira parte da minha proposta para o Orçamento. Façam as contas, vejam quanto se poupa e quanto se consegue baixar o défice.

Sem comentários:

Enviar um comentário